segunda-feira, 2 de julho de 2012

Demonstração do Teorema de Pitágoras Monte no pátio da sua escola,um triângulo retângulo com ripas de madeira.Lembre-se: tem que ser um triângulo retângulo! Peça para seus alunos buscarem alguns destes materiais:palha de arroz em uma beneficiadora de arroz, ou retalhos de uma confecção, ou serragem de uma oficina de móveis,etc. Nos lados do triângulo,faça um quadrado do tamanho de cada lado. Agora faça o seguinte:encha de palha de arroz(ou retalhos ou serragem) os quadrados que saem dos catetos.Porém, observe uma espessura fixa, ou seja, altura deverá ser igual nos dois quadrados.Sugerimos que você use a própria altura da ripa como gabarito dessa medida. Depois junte a quantidade de palha usada para o preenchimento dos dois quadrados e transporte-a para o quadrado grande(o da hipotenusa).O que acontecerá?Lembre-se: deve ser mantida a mesma altura. Esta sugestão de atividade pode lhe dar bastante trabalho,mas,se achar pertinente para os seus alunos, vale a pena fazer.Se não,apenas vamos pensar numa outra maneira como a Prof.Eliete Alves do CIEP300,fez.
Na sua opinião, por que cada quadrado (ou prima d base quadrada)deve ter a mesma altura nos três casos? Será correto afirmar que o Teorema de Pitágoras poderia ser escrito como: a soma dos "conteúdos" dos quadrados sobre os catetos preenchem exatamente o quadrado sobre a hipotenusa? Será isto uma demonstração ou uma prova empírica?

Um comentário:

  1. Muito interessante!!!!!
    Pelo jeito você já tem alguns discípulos né????
    Bom demais!!!!
    Parabéns!

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