segunda-feira, 2 de julho de 2012
Demonstração do Teorema de Pitágoras
Monte no pátio da sua escola,um triângulo
retângulo com ripas de madeira.Lembre-se:
tem que ser um triângulo retângulo!
Peça para seus alunos buscarem alguns
destes materiais:palha de arroz em uma
beneficiadora de arroz, ou retalhos de uma
confecção, ou serragem de uma oficina de
móveis,etc.
Nos lados do triângulo,faça um quadrado
do tamanho de cada lado.
Agora faça o seguinte:encha de palha de
arroz(ou retalhos ou serragem) os quadrados
que saem dos catetos.Porém, observe uma
espessura fixa, ou seja, altura deverá ser
igual nos dois quadrados.Sugerimos que você
use a própria altura da ripa como gabarito
dessa medida.
Depois junte a quantidade de palha usada
para o preenchimento dos dois quadrados e
transporte-a para o quadrado grande(o da
hipotenusa).O que acontecerá?Lembre-se:
deve ser mantida a mesma altura.
Esta sugestão de atividade pode lhe dar
bastante trabalho,mas,se achar pertinente
para os seus alunos, vale a pena fazer.Se
não,apenas vamos pensar numa outra maneira
como a Prof.Eliete Alves do CIEP300,fez.
Na sua opinião, por que cada quadrado
(ou prima d base quadrada)deve ter a
mesma altura nos três casos?
Será correto afirmar que o Teorema de
Pitágoras poderia ser escrito como:
a soma dos "conteúdos" dos quadrados
sobre os catetos preenchem exatamente
o quadrado sobre a hipotenusa?
Será isto uma demonstração ou uma prova
empírica?
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Muito interessante!!!!!
ResponderExcluirPelo jeito você já tem alguns discípulos né????
Bom demais!!!!
Parabéns!