terça-feira, 6 de abril de 2010

Regra de Sinal

Na soma de números inteiros. O sinal de mais (+) precedendo o número é eu tenho, e o sinal de menos ( - ) é eu devo. Então,
a. ( + 6) + ( +3 ) = eu tenho 6 e tenho 3, logo tenho 9 = +9.
b. (+6) + (- 3) = eu tenho 6 mais devo 3 , paguei fiquei com 3 = +3.
c. ( -6) + ( + 3) = eu devo 6 mais tenho 3 , paguei com o que tenho e ainda fiquei devendo 3 = -3.
d. (-6) + ( -3) = eu devo 6 e devo 3, eu devo 9= -9.

Na Multiplicação de números inteiros. Sinais iguais é sempre mais e sinais diferente é sempre menos.Então,
(+) . ( +) = (+)
( - ) . ( - ) = ( +)
( + ) . ( - ) = ( - )
( - ) . ( +) = ( - ) .
Ou
Sinal de mais (+) = meu amigo
Sinal de menos (-) = meu inimigo. Logo:
• O amigo (+) do meu amigo (+) .O que ele é meu?
R: amigo (+).
• O inimigo (-) do meu inimigo (-). O que ele é meu?
R: amigo (+).
• O amigo (+) do meu inimigo (-). O que ele é meu?
R: inimigo (-).
• O inimigo (-) do meu amigo (+). O que ele é meu?
R: inimigo (-).

Um comentário: