quarta-feira, 7 de abril de 2010

Pensar Global. Agir Local

*Introdução *Tarefa *Recursos * Avaliação *ConclusãoIntrodução

Explorando conceitos matemáticos numa discussão sobre alimentação: Obesidade uma epidemia na família, na escola e na sociedade.Estratégia: Sem o uso de calculadora, cada aluno deve calcular seu índice de massa corporal dada pela fórmula, IMC= Peso(m kg) / [(altura x altura)em metros], cada qual deve encontrar a faixa na qual se encontra: Abaixo do ideal, Peso ideal, Acima do ideal, Obesidade leve, Obesidade moderada e Obesidade.A seguir, dividir-se em grupo de cinco e calcular o índice do grupo de voluntário, acima de 20 anos que deseja participar do projeto Obesidade nunca mais!No primeiro momento, será encontrado suas respectivas faixa e no segundo momento, ou seja 2 meses depois, será calculado novamente seu índice de massa corporal onde se buscará obter uma faixa mais satisfatória para sua saúde.

Recursos

Uma balança de pé, uma trena, uma ficha prontuário, onde deverá constar, nome, idade, peso (massa), altura, seu IMC na primeira avaliação e seu IMC na última avaliação.

Avaliação

O grupo receberá dois pontos se pelo menos um dos voluntários adotados atingirem uma faixa (IMC) melhor que na primeira avaliação.



Conclusão


Você sabe quais problemas relacionados à saúde têm preocupado os médicos?
Talvez você possa dizer que são a fome e a miséria. Mas existe um problema que tem levado muitos pesquisadores a debruçar sobre o assunto: a obesidade. Cuidado! Nem sempre estar acima do peso é sinal de saúde.
A obesidade e as diversas doenças ligadas a ela – hipertensão,dislipedemias,problemas cardiovasculares, respiratórios e de articulação – estão se constituindo na principal epidemia por enfermidades não-transmissíveis na América Latina.
Porém o problema de obesidade não está presente apenas na casa das pessoas mais ricas. Segundo estudo da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), o problema se expande assustadoramente entre as classes de baixa renda do continente.
Essa epidemia acontece pelo consumo excessivo de alimentos pobres em nutrientes e ricos em gordura saturada e carboidratos, por exemplo: arroz, massas, biscoitos e carnes gordas. E também pelo baixo consumo de alimentos nutricionalmente ricos: legumes, frutas e carnes magras.

“A restrições no acesso à comida geram dois fenômenos simultâneos: pessoas pobres são malnutridas porque não têm o suficiente para se alimentar e são obesas porque consomem comidas pobres, com um forte desequilíbrio de energia”, explica Patrícia Aguirre ao jornal Correio Braziliense.


Veja Algumas dicas para uma dieta saudável:


1. Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. Tente comê-los cinco vezes por dia – nas três refeições básicas e nos lanches da manhã e tarde.
2. Coma feijão no mínimo quatro vezes por semana. O alimento rico em ferro e evita a ocorrência de anemia.
3. Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos para, no máximo, uma vez por semana.
4. Prefira alimentos cozidos ou assados. Uma família de quatro pessoas não deve usar mais que uma lata de óleo de soja por mês.
5. Reduza o consumo de sal, que favorece a hipertensão. Evite temperos prontos e alimentos embutidos como mortadela, salsicha e enlatados.
6. Evite o consumo diário de álcool e refrigerante. A melhor bebida é a água.
7. Aprecie sua refeição. Coma devagar. Não assista à televisão durante a alimentação.
8. Seja uma pessoa ativa. Faça, pelo menos, 30 minutos diários de exercícios, como subir escadas e caminhar para locais próximos.
9. Mantenha seu peso dentro de limites saudáveis. Você pode fazer isso calculando seu Índice de Massa Corporal (IMC). Para isso , use a fórmula abaixo:

IMC= [ peso (kg) ] : [(altura x altura)em metros]

Se o resultado da equação for entre 18,5 e 24, 9, quer dizer que você está com peso normal. Se for abaixo de 18, 5, você está com baixo peso. Entre 25 e 29, 9,você está acima do seu peso. E se o resultado for superior a 30, você está obeso.












Um comentário:

  1. Já estou aqui, fico feliz pelo desenvolvimento deste blog, isso é crescimento, parabéns.

    Andreia Dantas

    ResponderExcluir